sexta-feira, 20 de maio de 2011

Imigrar para o Québec



Imigrar para o Québec
Se você pretende imigrar para o Québec prepare-se para entrar numa longa caminhada. O processo em si é muito tranquilo, mas é só o começo da grande jornada da vida de um imigrante.
1º PASSO: Conhecer o Processo.
A primeira coisa que você precisa fazer é se inscrever numa palestra informativa do Governo do Québec. As palestras são gratuitas e ministradas nas principais capitais do país, geralmente duas vezes por ano. Vá ao site do Escritório de Imigração do Québec em São Paulo, e se inscreva.
O processo de seleção irá avaliar o candidato em 6 quesitos:
  • Conhecimento do Francês;
  • Formação Acadêmica;
  • Experiência Profissional;
  • Idade;
  • Capacidade Financeira;
  • Adaptabilidade.
Cada um destes items recebe uma pontuação e é feita uma média no final. Quem obtiver o mínimo é selecionado. Destes itens, o que tem o maior peso é o conhecimento do Francês, então trate de estudar.
2º PASSO: Estudar Francês. (Opcional pra quem já estuda)
Para participar do processo seletivo do Québec, você precisa comprovar que tem conhecimentos básicos de Francês. Eles exigem um mínimo de 150h estudadas, o que equivale ao nível básico. Então sua primeira providência é matricular-se num curso de Francês, de preferência na Aliança Francesa – que é um órgão reconhecido.
3º PASSO: Submeter-se ao processo seletivo do Québec.
Você deve preparar o seu Dossiê e encaminhar ao Escritório de Imigração do Québec em São Paulo. Será necessário preencher os seguintes documentos:
  • Demand de Certificat de Séletion du Québec (Demanda de Certificado de Seleção do Québec);
  • Contrat rélatif à la capacité financière (Contrato relativo à capacidade financeira);
  • Déclaration d’un candidat exerçant un métier réglementé (Declaração de um candidato que exerce uma atividade regulamentada);
  • Déclaration d’un candidat exerçant un métier régie par un ordre professionnel (Declaração de um candidato que exerce uma profissão regida por uma ordem profissional).
  • Outros documentos são exigidos, tais como: Cópia da Certidão de Nascimento, Certificados Escolares, Cópia do Passaporte. Consulte a lista no site.
Caso a sua profissão não seja regulamentada (Ciência da Computação, por exemplo, não é regulamentada no Québec) não é necessário preencher as declarações relativas à profissão, porém os químicos já são regulamentados e regído por um conselho de ordem..
Após a entrega, o Escritório de Imigração irá entrar em contato via email informando que recebeu seus documentos e que eles serão analisados. Posteriormente você será informado da data da Entrevista.
4º PASSO: Participar da Entrevista.
Nesta etapa você irá comprovar todos as informações contidas no dossiê. A entrevista é em Francês (uma ou duas perguntas em inglês) e aborda vários aspectos. Seguem algumas dicas:
  • Leve todos os certificados de cursos, mini-cursos, tudo que possa comprovar sua experiência profissional;
  • Estude história do Canadá e do Québec, conheça um pouco de geografia do Canadá o nome das províncias e territórios;
  • Prepare-se para uma entrevista de emprego.
Logo após a entrevista, se você for aprovado, você receberá o Certificat de Séletion du Québec, que tem validade de um ano, ou seja, você tem um ano para solicitar o visto de residente permanente.
5º PASSO: Solicitar o visto de residente permanente.
Este é o último passo e também o mais demorado, já que pode demorar até 14 meses até a obtenção do visto.
Entre no site de Cidadania e Imigração do Canadá, baixe os formulários e preencha-os. O Consulado do Canadá em São Paulo tem algumas dicas de como preencher estes documentos, bem como uma lista de outros documentos necessários. (Consulte o link do consulado nesta mesma página).
Vai ser necessário obter certificados de antecedentes criminais, nos seguintes órgãos:
  1. Polícia Federal;
  2. Justiça Federal;
  3. Secretaria de Segurança Pública (Polícia Civil) do seu estado. Importante: Será necessário apresentar os Antecedentes Criminais do órgão de Polícia Civil de cado estado que você morou, depois de ter completado 18 anos.
Não é necessário traduzir nenhum documento para Francês ou Inglês. O consulado aceita documentos em Português. A tradução só é exigida quando o documento não estiver nos idiomas aceitos pelo consulado – Se eu soubesse disso quando fiz o processo teria economizado R$ 370,00 :/
Todos estes documentos devem ser encaminhados ao Consulado do Canadá em São Paulo, juntamente com o comprovante de pagamento da taxa de requerimento do visto: $550.00 CAD
Se tudo correr bem, você deve ser instruído a fazer exames médicos e no final do processo, quando da obtenção do visto será preciso pagar a taxa de Direito de Residência no Canadá, no valor de: $490.00 CAD
Com o visto carimbado, é preparar a bagagem e viajar. Boa Sorte a todos. Dúvidas? Poste um comentário.

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